quarta-feira, 5 de março de 2008

TOADAS DA NAÇÃO ESTRELA BRILHANTE DE RECIFE

Nação Estrela Brilhante do Recife

1)
Cheguei meu povo, cheguei pra vadiar
Cheguei meu povo, cheguei pra vadiar

Sou eu a Nação Estrela
não prometo pra faltar

=============================

2)
Sou estrela do mar
Eu vivo a navegar
Eu sou!

Na ilusão do horizonte
Sou eu a estrela mais linda que há

=============================

3)
Olha a Costa Velha é Nagô Afã
Estrela Brilhante é Nação Germana

Vejo um quê na estela, tem um brilho sem igual
Uma luz tão fagueira ilumina a corte real

=============================

4)
Os tambores acariciam a noite
Sinhá Marivalda acordou
E o estandarte do Estrela chegou

Ôoo ôo ôoo

Bravos guerreiros que dançam com ira da dor
Luz nas escadarias do morro
O estandarte do Estrela chegou

Salve o rei, salve a rainha
do Morro da Conceição!

Eles descem o morro de branco
pra sambar maracatu

=============================

5)
Dança a rainha, vassalo e escravo
Todos os lanceiros e a corte real
Toque o batuque no baque virado
Dama de paço escute o compasso

Vem meu rei, embaixador e princesa também
Catirina olha o baque zuando
É o Estrela que já vem chegando

=============================

6)
Levante a bandeira que o mestre apitou
Com dama de paço o Estrela chegou

Chegou, chegou

Com baque parada e baque trovão
Com dama de paço escuta o refrão

=============================

7)
Quando os nossos tambores zoou
E a dama de paço girou
Meu estandarte brilhou
Porque sou Nação Nagô

Vem Nação Estrela Brilhante cantar
Bate forte os nossos tambores
Rufa a caixa, mineiro e ganzá
Joventina Erundina não deixa o tambor se calar

=============================

8)
Vovó falou e o Barão assinou
Vovó falou e o Barão assinou
Estrela Brilhante é Nação Nagô
Estrela Brilhante é Nação Nagô

Na marcação das alfaias
no tilintar do gonguê
no xiquexá das maracas
na marcação do agbê

=============================

9)
Toque o gonguê, balance o ganzá
É no baque virado que o Estrela vai passar

Cante sinhá, toque sinhô
Sou afro-africano e também Nação Nagô

=============================

10)
Mandei fazer uma casa com a janela voltada para mar
Para Dona Joventina, rainha de Portugal

Mandei fazer uma casa com a janela voltada para
Para Dona Erundina, rainha de Portugal

Quem foi que disse que o Estrela não saía?
O Estrela sai à rua com prazer e alegria!

Nesse beco escuro rodado a espinho (?)
Estrela Brilhante que vem no caminho!

=============================

11)

Foi na Virgem do Rosário
que os nossos tambores zoou

Zoou, zoou
Marivalda, a rainha, ela já se coroou

Canta minha nação, brilha o meu pavilhão
É no som dos tambores que Estrela é Nação Nagô

Canta toda nação, brilha o meu pavilhão
É no som dos tambores que Estrela é Nação Nagô

Nenhum comentário: